As Gorduras, Algumas diferentes porém iguais?

Uma pergunta chegou a minha atenção ontem anoite sobre as diferenças entre as gorduras saturadas, insaturadas e trans. A pergunta era qual a diferença? Nem uma professora do Anglo Alphaville consegiu responder adequadamente essa pergunta, então, tenho que salvar a patria.

Aviso aos Leitores: Conteúdo SUPER CHATO! Cuidado! Ler muita coisa técnica pode fritar o seu cérebro.

Agora com as brincadeiras aparte. Não liga para os erros ortográficos, isso é um blog e não Jornal Nacional… Está um pouco longo pois tentei deixar nada dispercebido. Pesquisei muito e acredito q achei quase td, então vamos lá:

Vamos começar com o seguinte… o que é gordura saturada e insaturada?

Gorduras Saturadas (explicação simples) – É o que o nome diz, saturada… Nas gorduras Saturadas os atomos de carbono consegue supportar o maximo de atomos de hydrogenio possivel… como nome diz, saturada… As gorduras Saturadas são encontradas principalmente em produtos de animais, como leite, manteiga, sorvete, queijo e etc. O que a gordura saturada faz? Eleva o Colesterol Ruim no sangu por inibir a remoção das partículas de LDL- colesterol (“mau-colesterol”) do sangue aumentando as chances de ataque cardiaca entre outras coisas.

Ômega-9 – reduzem igualmente o colesterol, sem, diminuir o HDL-c (“bom-colesterol) e provocar oxidação lipídica.

Gorduras Insaturadas (explicação simples) – a)gordura Mono – insaturada é gordura vegetal que em temperatura ambiente mantem em estado líquido. b) gordura Poli – insaturada tambem é gordura vegetal porem mantem em estado líquido tanto em temperatura ambiente quanto refrigerado. Poli – insaturada : ômega-6 e ômega-3.

O ácido graxo essencial ômega-6 é encontrado nos óleos vegetais, com exceção dos óleos de côco, cacau e palma (dendê). O uso desses óleos poliinsaturados reduz o colesterol total e o LDL-c (“mau-colesterol”). Possuem o inconveniente de baixar os níveis plasmáticos de HDL-colesterol (“bom colesterol”) e de induzir maior oxidação lipídica.

Os ácidos graxos essenciais da série ômega-3 são encontrados em peixes de águas muito frias, óleo de soja e de canola. Apresentam a função de diminuir o nível de triglicerídios do sangue.

O que é Gorudra Trans?

Os ácidos graxos trans são produzidos durante o processo de hidrogenação dos óleos vegetais na fabricação de margarinas. Nesse processo ocorre uma alteração da configuração da molécula, ficando esta semelhante à gordura saturada. Pela semelhança estrutural com a gordura saturada, a gordura trans também provoca elevação da colesterol sanguíneo, com uma desvantagem maior de elevar o LDL-c e reduzir o HDL-c .

Parte Molécular….

Existem dois tipos de ácidos graxos: saturados e insaturados. Ácidos graxos saturados não apresentam nenhuma ligação dupla carbono-carbono (-CH=CH-), somente têm ligações simples (-CH2-CH2-). Note que os carbonos envolvidos somente com ligações simples têm um hidrogênio a mais que os com ligação dupla. Eles estão ’saturados’ com hidrogênios.
Ligações duplas comportam duas formas: c
is e trans. Uma ligação dupla cis tem ambos substituintes grandes (carbonos da cadeia do ácido graxo) no mesmo lado da ligação dupla. Já a trans tem o substituinte no lado oposto. Abaixo uma imagem de três estruturas com 18 carbonos: um ácido oleico (graxo monosaturado cis (uma ligação dupla)), um ácido elaídico e um ácido esteárico.

graxos.jpg

Ácidos graxos trans ocorrem naturalmente em um pequeno escopo, mas na maioria das vezes nós os sintetizamos pela modificação de ácidos graxos insaturados naturais. Existe uma diferença energética entre ligações duplas cis e trans; ligações duplas trans tendem a ser mais baixas em energia. Isto porque os ligantes em posição trans não estão ‘amontoados’ como os em posição cis. Isto diminui um bocado a energia. Então por qual motivo todos seres vivos no mundo sintetizam ácidos graxos cis? Isto certamente tem um custo energético, então deve existir um potencial evolucionário benéfico em tal ocorrência.
Uma importante contribuição para se algo será um líquido ou um sólido é o quão bem pode ser compactado. Gorduras saturadas compactam muito bem. Gorduras trans insaturadas empacotam muito bem. Gorduras cis insaturadas empacotam muito mal. É por isto que boa parte das gorduras insaturadas são óleos ( e gorduras altamente saturadas, como a banha, são um tanto mais sólidas).
Então o que isto têm a ver com gorduras cis? Aqui está o ponto: gorduras cis, que empacotam mal, permitem uma membrana celular mais fluida. Cada célula em um ser vivo tem um duplo envelope de ácidos graxos, portanto a integridade desta é importante. Ácidos graxos insaturados, existem em toda sorte de estruturas, tal como prostaglandinas, então quem sabe o que mais elas fazem. Se alguém tem informações mais detalhadas, deixe comentários.
A diferença no ponto de fusão é dramática: ácido oléico funde a 13 C, ácido elaídico em 44 C e ácido esteárico em 72C.

Então de onde essas estranhas vem? Poucas são feitas naturalmente, a maioria é de origem sintética de graxos altamente insaturados. Se você aquece os graxos para desodorizá-los (em temperatura alta, >200C), algumas ligações duplas irão isomerizar. Boa parte são produzidas nesta particular hidrogenação parcial. E graxos com várias ligações duplas são mantidos em alta pressão com catalisador metálico (níquel e paládio são os mais comuns) e gás hidrogênio. O metal permite que o hidrogênio seja adicionado nestas ligações duplas, produzindo graxos saturados serosos se deixar o processo ocorrer por um longo tempo. Mas como as pessoas gostam de comer algo mais macio e cremoso em suas torradas, o processo não é conduzido até o fim, deixando algumas ligações duplas ainda na molécula ( e resultando em uma gordura mais saborosa e cremosa).

No entanto, o processe é parcialmente reversível. Alguns graxos irão retornar ao estado de ligação dupla. Como você lembra, configuração trans são mais baixas em energia. Uma vez que se quebra uma ligação dupla e a refaz, esta acabará resultando (principalmente) em uma configuração trans.

Referencias e Fontes:

http://www.debrasilia.com/index2.php?pag..

scienceblogs.com/moleculeoftheday/2006/09/trans_fats_kinky_fat.php

III Diretrizes Brasileiras Sobre Dislipidemias e Diretriz de Prevenção da Aterosclerose do Departamento de Aterosclerose da Sociedade brasileira de cardiologia,2001

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: